Com o avanço do marketing digital, temos mais pessoas conectadas e os negócios migrando sua maneira de anunciar.
Também temos negócios iniciados no digital na esperança de ser um negócio mais lucrativo e baixo custo. Será mesmo?
O ambiente digital sem dúvida, é um mar azul a ser desbravado. São tantas as oportunidades de criar mídia e fora as novas maneiras que vão surgindo, ficando cada dia mais difícil acompanhar.
Mas o que vemos nesta foto, é uma foto real do que ainda é feito no ambiente digital. Por falta de conhecimento, muitos negócios só migraram de local, mas com as velhas práticas, o que chamamos “Panfletagem digital”.
A panfletagem digital é entregar a informação para uma massa sem critério algum. Não existe uma estratégia, um calendário ou um conceito. O que existe é uma maneira desesperada por estar presente com intenção de ser notado, curtidas, comentários para gerar novos negócios.
Redes sociais, como já mencionei aqui e alguns vídeos em nosso canal no YouTube é para se relacionar. Precisamos entender que o possível cliente nas redes sociais não está em um momento de decisão de compra, a não ser que já tenha trabalhado de forma correta uma jornada de compra com ele e é aqui que os peixes pequenos morrem.
Antes de sair postando nas redes, você precisa definir o propósito do seu conteúdo, o que ele irá gerar de valor para quem receber e após receber esse conteúdo, qual seria o próximo passo?
Existem muitos perfis que são maravilhosos, são excelentes “vitrines”, mas pelo fato de o possível cliente não estar na jornada, ele subentende que a marca quer apenas vender para ele.
Como marca, você precisa antes de tudo se relacionar, entrega informações que realmente sejam relevantes, que o deixe curioso ao ponto de dar o próximo passo.
Ao invés de sair vendendo seu produto, mostre imagens inspiracionais onde aquele produto está sendo utilizando. Ele vai gostar que está vendo e logo pesquisar depois sobre o mesmo. Claro que o foco é vender, mas mudamos a forma de como estamos vendendo. Estamos incluindo valor ao produto.
Já notou que ao assistir ao filme, novela, shows, você pesquisou sobre produtos que estavam nele e nem se quer eles foram mencionados? Quando você agrega seu produto a um estilo de vida, onde traz uma sensação, um sonho de consumo, faz com que você fique mais próximo de decidir sobre o produto e sair postando de qualquer maneira, não irá lhe fazer vender mais.
Após construir sua audiência, ganhando confiança do seu cliente. Ficará cada vez mais fácil fazer uma venda.
Lembre-se: você entrou em uma jornada e se não jogar da maneira correta, perderá tempo e dinheiro.
Aproveite e visite o nosso canal no YouTube onde mostro em uma pequena série para você começar da maneira correta e não depender dos atalhos vendidos por aí e causando frustrações e prejuízos.
Um abraço,
Douglas Oliveira