Você tem encontrado problemas para fazer uma venda ou só vende quando dá desconto?
Você não está sozinho!
Infelizmente olhamos o produto ou serviço pelo preço e, porque olhamos assim?
Tanto quem vende como quem compra, olha apenas para o preço porque foi assim que nós fomos educados na decisão de compra, e são poucas as empresas que sabem vender o produto de fato.
Manipulações são usadas para resolver esse problema e no final viram clientes de uma única transação.
É verdade que manipulações são eficientes, nem todas são fraudulentas e é por isso que são utilizadas, mas causam um dano enorme para quem faz.
Você já comprou aquele produto com frete grátis? Bom, você sabe que alguém precisa pagar o frete e não vai ser a empresa de logística e nem o vendedor, ou seja, você pagou pelo frete. Mas como isso lhe parecia um benefício, logo você foi manipulado.
O grande problema das manipulações é que elas não geram fidelidade e para um negócio que precisa de receita recorrente, esse método pode causar muitos problemas e sempre depende deste método para poder efetuar uma venda.
Veja a famosa BlackFriday onde muitos guardam recursos para comprar somente nesta época. E outros já se acostumaram com os famosos DESCONTOS em datas comemorativas, aguardando este momento oportuno. Essas ações fazem com que o negócio fique cada vez mais rendido a este método.
Então como podemos sair das manipulações?
É vender VALOR e não PREÇO! Quando estamos olhando o valor, deixamos de olhar para o preço.
Enquanto empresas baixam os preços para efetuar venda, outras aumentam o preço a cada ano, pois geraram tanto valor que o cliente fica atento com os lançamentos.
Perguntas a serem feitas para gerar valor na venda:
– Qual a qualidade do produto/serviço?
– Solução que o produto/serviço gera?
– Quais são os benefícios do produto/serviço?
– Inovação, melhorias e exclusividade?
Agora, refletindo essas questões, como o seu produto ou serviço responde a essas perguntas?
Um grande abraço,
Douglas Oliveira